DIY: páginas envelhecidas

em quarta-feira, 9 de setembro de 2020


De forma simples e prática com materiais que temos em casa, aprenda a “envelhecer” folhas brancas.

Para esse DIY vamos precisar de:

✔️ Folhas brancas (pode ser a4, ofício ou de caderno, qualquer gramatura e a quantidade de folhas fica a seu critério eu fiz com 16)
✔️ Borra de café
✔️ Água quente
✔️ Recipiente (que possa suportar água quente e pigmentada)

> Se você for criança precisará da ajuda de um adulto para as etapas abaixo! <

Modo de proceder

➤ Eu quis reutilizar o filtro com a borra do café que meu pai já havia feito, achei desnecessário gastar mais café para esse procedimento então eu só esquentei a água e coei no mesmo filtro com essa borra do café. É importante que se você for reutilizar a borra, verifique se a água que “passou” ali não tinha açúcar, pois ele pode deixar a folha com o aspecto engordurado.

Agora, se você quiser fazer do zero é só colocar o pó de café no filtro de papel ou de pano, colocar a água para ferver e depois despejar essa água nesse filtro com café. NÃO COLOQUE AÇÚCAR É SÓ ÁGUA!

Um detalhe importante, não precisa deixar a água ferver, apenas aquecê-la de forma que você possa manusear as folhas sem queimar as mãos. Mas se estiver muito quente, espere ela ficar morna para fazer o próximo passo.

➤ Com a mistura pronta, agora é só despejá-la no recipiente ou já pode coar nele, como eu fiz. Preferi utilizar uma fôrma, pois achei mais pratica e acomoda bem as folhas.

➤ Agora chegou a hora divertida: molhar as folhas! No início, coloque uma por uma e vai alternado os lados para que ambos fiquem molhados e “manchados”. Depois que pegar o jeito pode colocar mais folhas de uma vez.

Eu deixei algumas de 7 a 15 segundos e outras quase 1 minuto. Quanto mais tempo deixar, mais escurinha ela vai ficar, então isso fica a seu gosto. O que importa é não deixar as folhas grudarem umas nas outras, senão ao puxá-lãs poderá rasgar as pontinhas a não ser que você não se importe. Isso aconteceu com algumas das minhas e achei um charme. A folha de ofício é mais fina então ela gruda mais fácil, mas com a de gramatura maior isso nem acontece. Fiz com dois tipos de gramatura e acabei me empolgando e aproveitei a lambança para fazer uns bloquinhos 😉

➤ Eu fui retirando as folhas e colocando ao lado de forma assimétrica uma em cima da outra até terminar de passar todas pela mistura. Depois é só colocá-las no varal ou colocar um plástico que acomode todas estendidas no chão e ao sol para que elas sequem. A cada 5 minutos vire cada folha para que elas sequem mais rápido. É importante deixar ela sem amassar durante a secagem para que elas fiquem boas depois de secas.

Depois que elas secarem, pegue todas e coloque-as debaixo de algo pesado, tipo uma pilha de livros ou uma caixa, mas lembre-se de protegê-las para que não estraguem. Esse processo é para “reduzir” o volume das folhas, pois elas estão mais enrugadas/onduladas e com esse macete, elas ficam bem melhores.

Eu fiz este DIY no domingo (06/09) deixei minhas folhas embaixo de uma caixa até ontem (08/09). Achei que elas ficariam com cheiro forte do café ☕ mas só ficaram no dia enquanto secavam e hoje está bem mais suave.

Depois é só aproveitar suas páginas envelhecidas da forma que preferiste. Eu vou fazer um caderninho para usar no meu tn e nos bloquinhos vou aquarelar e fazer lettering. Para ver como eles vão ficar, é só me seguir lá no insta @coffee_with_b.craft.

Até logo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário



Topo