3 considerações | BEDA agosto/2020 #31

em segunda-feira, 31 de agosto de 2020


Tem muita coisa para falar hoje, então resolvi dividi-las, confira:

PRIMEIRA CONSIDERAÇÃO: DIA DO BLOG

Feliz Dia do Blog para nós!!!

Esse dia é para nós blogueiras e blogueiros, é dia de comemoração, afinal 31 de agosto é celebrado o Blog Day, ou seja, o dia em homenagem a essas pessoinhas que assim como eu são cheias de coisas para postar em seus blogs! Esse dia, 31/08, foi escolhido pois seus caracteres lembram a palavra “blog”.

Ter esse blog é uma realização! Amo blogar, pensar em cada post, compartilhar ideias boas, ter este espaço para dizer o que penso sobre assuntos diversos… Ser blogueira na minha opinião é promover a boa informação sem contar, que toda vez que vou fazer um post, me imagino em uma cafeteria lá no exterior, igual vejo em filmes ❤❤❤

SEGUNDA CONSIDERAÇÃO: AINDA VALE A PENA TER UM BLOG?

É um dia de comemoração, mas também de reflexão. Isso me deixou inquieta e pensativa: será que ainda vale a pena ter um blog em pleno 2020, ou será que ele foi substituído por outras mídias sociais? A sensação é que os blogs estão morrendo e ninguém mais lê o que a gente posta. Tudo o que importa são os vídeos e como eles são feitos, na era em que é tudo Youtube / Insta / IGTV a escrita parece estar perdendo espaço.

Tinha muitas blogueiras que eu seguia, há muito tempo, vi elas sendo reconhecidas pelo seu trabalho e tudo mais. Alguma migraram para o Youtube e excluíram o blog. Senti tanto, gostava de ler os posts que me faziam muito bem. Outras ainda mantém o blog, mas a quantidade de posts reduziram drasticamente. Nada contra essa mudança, afinal a vida é delas e elas são livres para isso, o que quero mostrar é que essa essência/ajuda dos posts dos blogs, em geral, parecem estar se esvaindo e são poucos que nadam na contramão tipo eu.

Não é fácil encontrar os blogs, pesquiso por temas ou palavras para ver se encontro mais gente na blogosfera, mas acabo encontrando muito mais resultados de vídeos ou fotos de publicações no Insta.

Publicar em blogs parece um desafio sem sentido, fico pesando, quem quer ler um textão quando tem tanto vídeo por aí? É muito mais prático apertar o play do que ter que ler mais de 1000 palavras sobre determinado assunto na internet, sei que tem gente que nem passa do título, não é mesmo?

Você deve estar se perguntando, então por que você escreve aqui? Eis a resposta, o blog faz parte da minha vida e sei que as pessoas que tem blogs eu sou uma em cada post criado há um sentimento de carinho que é transmitido ao nosso leitor. Também acredito que é minha “obrigação” repassar aquilo que sei, seja em forma de textos, receitas, opiniões, imagens, vídeos… cada um escolhe o seu meio de comunicação preferido e o meu é escrever aqui no blog.

Então, se fosse para escolher entre ter um blog ou um canal escolheria novamente o blog. Não importa se você o estilo old school (coisas consideradas ultrapassadas, mas que ainda são vistas como legais por algumas pessoas), mais velho, mais novo, que ama ler ou não… ler os posts de um blog é entender que quem está publicando o post tem algo a transmitir.

Então, vale a pena ter um blog sim ou não? A minha resposta é SIM! No blog somos livres em muitos sentidos desde o estado de espírito quanto a formatação do layout e podemos publicar simultaneamente com várias redes sociais, deixar personalizado, fazer um testamento, dar mais detalhes, despertar a criatividade, ajuda no bloqueio criativo… são muitas qualidades que já notei e quem tem um blog sabe do que estou falando.

Não que eu me oponha a vídeos e fotos, eu tenho um canal que está meio esquecido, não gosto muito de ficar editando os vídeos, mas mesmo assim quero mantê-lo, só preciso me dedicar mais a ele também e dois Instas. Mas quero te mostrar que o blog tem sua importância e vivemos em uma ampla rede na internet em que há lugar para todos.

O que quero expor neste post é que os blogs também trazem felicidade, informação… e na turbulência da vida e cantos escuros da internet, um blog pode ser um pontinho de luz que ilumina a vida ou o dia de alguém, e é isso que não quero que seja perdido.

Gosto tanto daqui, que mantenho meu blog mais atualizado que o meu canal, acho escrever magnífico e para mim, tanto faz se as pessoas leem ou não. O que quero é ser um pontinho de luz no turbilhão do mundo, isso já vale a pena.

Então, se você quer fazer um blog, faça, mas que ele seja para compartilhar com as pessoas amorzices e que suas palavras possam disseminar a qualidade de vida em meio ao caos do mundo que vivemos.

O que importa não é em qual mídia você faz e sim o conteúdo que publica. Sempre tenha consciência do que você está ensinando ou transmitindo para todos toda vez que liga a câmera ou escreve um post.

TERCEIRA CONSIDERAÇÃO: BEDA 2020

Hoje encerra-se o BEDA, e foi o meu primeiro. Pode apostar que eu amei ter participado, foi uma ótima experiência que me fez sair da rotina e pensar fora da caixinha. Não tive um planejamento, decidi que iria fazer e foi o que fiz, me arrisquei e deixei que a inspiração do dia me guiasse na construção dos posts.

Lembro que no dia que postei o Bloqueio criativo, foi o dia que não tinha mais o que pensar, então pensei “e se postar sobre isso?” foi o que fiz. Posso dizer que o BEDA me ajudou no processo criativo e me inspirou a continuar com os posts. Também percebi que se eu quiser, eu consigo, pois consegui cumprir a meta que estabeleci, fazer um post para cada dia e aqui estou, finalizando a minha meta.

Não foi fácil fazer os 31 posts, não tinha nada programado e houve dias que pensava seriamente no porquê de ter participado disso. Mas ao longo do mês fui trabalhando nisso e hoje pude perceber o motivo de ter me desafiado assim.

O motivo é que eu estava deixando o blog de lado e sempre tinha a desculpa “não tenho tempo” me “confortava” com isso. E agora posso ver que tenho a possibilidade de estar mais presente no blog, durante o BEDA tinha dias que não consegui postar no dia, mas isso não me impediu de postar, mesmo assim e aprendi que o feito é melhor que perfeito não feito.

Que orgulho do meu “trabalho” cumprido, é uma satisfação imensa, isso me irradiou tanto que além de acordar mais mais feliz meu coraçãozinho está com esse sentimento de gratidão. Com essa alegria toda, me recordo da música da Marcela Taís, Pequenas alegrias, e é com ela que encerro BEDA 2020.

* Caso tenha perdido algum post do BEDA, é só clicar AQUI para conferir os outros 30.


Obrigada à todos que acompanharam nessa pequena/grande jornada de agosto.



BEDA agosto/2020 #31


Nenhum comentário:

Postar um comentário



Topo