A psicologia faz-se presente na nossa vida e hoje sendo meu dia, Dia do Psicólogo, vou trazer neste post um tema importante e muito tratado nos consultórios: amor próprio.
É fundamental para ter-se uma boa saúde mental. Porém não é algo fácil, deve ser aprendida e administrada durante toda a vida, pois trata-se de uma constância. Gostar de si mesmo é a base do nosso bem-estar mental e uma ponte para termos uma relação boa com os outros.
Na Bíblia encontramos no livro de Mateus no capítulo 22, versículo 39 a passagem “Ama a teu próximo como a ti mesmo”. Pode parecer simples, mas esta afirmação leva-se muito tempo para saber o real significado de “amar a si mesmo”, Se não nos amarmos e respeitarmos seremos incapazes de transmitir o amor verdadeiro pelos outros. O amor a si mesmo, precisa ser cultivado, mas na prática, como se faz isso, como gostar de si mesmo?
Na era do “quem não é visto não é notado” nessa exibição constante, percebe-se que temas como narcisismo e a egolatria são comportamentos sintomáticos dessa carência que uma parte das pessoas dessa época possuem e que possivelmente em alguns casos pode ser até a falta da autoestima.
Gostar de si mesmo é como se fosse uma autoavaliação que o indivíduo faz em relação a si que pode expressar desaprovação ou aprovação. Atitudes de vaidade, egoísmo ou arrogância e não revelam amor por nós mesmos, ao contrário, revelam medo, insegurança e a necessidade de afirmação. Essas atitudes são disfarces ou escudos para ocultar as carências que incomoda e nos faz sofrer.
Lutamos angustiantemente para atender o desejo dos outros, achando que assim seremos amados por eles. Vivemos de acordo com a expectativa, exigências, ordens… dos outros. Mas devemos ter consciência de que o amor é respeitoso, generoso e solidário.
Então deve haver a sintonia, o acolhimento das necessidades e estímulo às nossas capacidades. Ter um olhar de amor que reconhece, respeita e valoriza nos levando a descobrir a pessoa única e especial que somos e consequentemente alimentando o amor a si próprio.
A busca pelo autoconhecimento é para descobrir a nós mesmos e nos desafia a sair da zona de conforto. Isso está ligado ao nosso bem-estar psíquico, assim como o nosso bem-estar físico. Devemos prestar atenção em como estamos nos sentindo para que possamos potencializar nossas qualidades.
É ai que a terapia entra, como uma ponte que nos leva a esta autoanálise, um complemento necessário que estabelece a busca desse autoconhecimento. A psicologia através da terapia pode ajudar a todos que querem ser ajudados e que buscam a melhor versão de si mesmo.
Que tal buscar essa evolução pessoal para alçar voos para descobrir novos horizontes?
“A psicanálise é, em essência, uma cura pelo amor”.
– Sigmund Freud.
BEDA agosto/2020 #27
Nenhum comentário:
Postar um comentário