Bloqueio criativo: e o que fazer? | BEDA agosto/2020 #19

em quinta-feira, 20 de agosto de 2020



Quantas ideias você consegue ter a partir da mesma coisa? Esse pensamento divergente ou improvisado são definições de criatividade. Para alguns pesquisadores, não existe uma região exclusiva do cérebro responsável pela criatividade e sim a interação de diversas estruturas cerebrais. A nossa capacidade criativa é algo que pode ser alimentado e crescer ao longo do tempo.

Para os pensadores Steinberg & Lubart (1995), a criatividade é uma habilidade mental de produzir algo inédito que possa ser utilizado em determinada situação. Na psicologia, acreditamos que a criatividade é uma qualidade adquirida pelo indivíduo perceptivos que possui curiosidade, persistência e apto para o desenvolvimento de habilidades.

Na criatividade temos o insight, ou seja, temos aquela “lâmpada” que acende no cérebro quando temos uma ideia que se desenvolve com a capacidade para equilibrar a realidade. O ambiente em que somos inseridos vai interferir muito na nossa capacidade de criar.

Porém, muitas vezes vamos perdendo a motivação no processo criativo e precisamos nutrir a motivação intrínseca para alimentar a nossa criatividade. Ser criativo não é necessariamente acionar um botão mágico que teremos as ideias geniais e por isso o bloqueio criativo é um pesadelo.

O bloqueio criativo é quando não conseguimos encontrar inspiração para trabalhar em novas criações, ou seja, parece que as ideias estão de greve ou não fazem sentido. Para sanar esse temido bloqueio, precisamos pensar no que está sugando nossas energias já que as causas são variadas e permeiam do medo de não superar as expectativas ao estresse que gera o desânimo.

Uma ótima alternativa é deixar o lado lúdico assumir o controle, desvie a atenção para tarefas que funcionam de forma terapêutica. Um exemplo é investir em atividades que você domina e pratica como passatempo. Pois a autoestima gera a satisfação que é elevada ativando o fluxo da inspiração, fazendo com que a confiança retorne e você volta a produzir.

Outro método é a prática do brainstorming ou tempestade de ideiasque nada mais é do que listar as ideias relacionadas com o tópico em que você está trabalhando. É só pegar uma caneta ou lápis e escrever tudo o que vier à mente e isso inclui as até mesmo as ideias mais ilógicas.

O objetivo para amenizar o bloqueio criativo é forçar seu cérebro a estabelecer conexões inesperadas, para que o inconsciente começa a se expressar mais livremente. Afinal, o bloqueio criativo não tem um dia marcado na agenda para acontecer. Então precisamos estar munidos de técnicas ou quebras na rotina que têm efeito efetivo para nos auxiliar a pensar fora da caixinha.

BEDA agosto/2020 #19

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Topo