Ser organizada não necessariamente quer dizer que deixamos de ser procrastinadoras. Em uma breve explicação, procrastinar é o ato de criar desculpas na realização ou não de determinada tarefa e com isso acabamos adiando algo que deveria estar sendo feito de imediato ou sendo concluídas.
Em algum momento passamos por isso e pode ser por vários motivos, por isso, neste post vou compartilhar 2 dicas aplicáveis para nós não deixarmos de cumprir nossos compromissos.
1. Priorize
Precisamos delimitar o que é prioridade no nosso dia, ainda mais quando estamos com muitos afazeres. Coloque tudo em um papel, depois dê o seu devido valor de prontidão ou não. Por isso as listinhas de To Do (aqui no blog tem freebie com essas listinhas que eu fiz, fique à vontade para usá-las) são ótimas para esse caso, assim você colocas seus afazeres e fica bem mais fácil de ver o que tem mais urgência e o que pode ser feito a longo prazo. E não esqueça de fazer um check no que foi feito, assim dá a sensação de dever cumprido e até um orgulho de si mesma.
2. Desligar
Na maioria das vezes o celular é o “vilão” da história e às vezes na intenção de ler um e-mail, acabamos indo parar no Instagram ou no Youtube em busca de algo. Deixar o celular com a tela virada para baixo ou desligá-lo ajuda a evitar as distrações. Porém não é só o celular, pode ser a tv, um livro, uma música… algo que interrompa seu progresso na realização dos seus afazeres. Se precisamos focar totalmente em uma tarefa é melhor esquivar-se desses elementos. Mas acredito que evitar tudo isso não é a solução e sim ter disciplina na utilização destes meios, afinal, nós somos seres pensantes e possuidores de conhecimento, portanto somos capazes de ter domínio sobre o que possivelmente poderia nos atrapalhar.
Durante as execuções das minhas tarefas gosto de escutar músicas quando é possível. Quando escuto a música que gosto muito, faço uma pequena pausa de um minuto e retomo para meu afazer. Isso foi algo que fui trabalhando em mim. A música entra em segundo plano e o meu afazer é a minha prioridade e assim percebo que consigo ter um desempenho bem melhor.
Espero que essas duas dicas ajudem, acredito que elas são fundamentais para ajudar a não procrastinar, mas o que é mais importante é você ter temperança e disciplina nos afazeres, isso vamos conquistando a cada dia e reforçando os bons comportamentos, para que com o tempo esse hábito de procrastinar seja imperceptível na nossa rotina. Sei que não é fácil e ás vezes é bem melhor ir adiando a tarefa, mas temos que ter consciência do que realmente é importante e não é alguém de fora que pode tomar essa decisão singular na sua vida e nem uma dica e sim a sua postura no que você vai fazer diante da situação, pense nisso!
BEDA agosto/2020 #25
Nenhum comentário:
Postar um comentário