7 Dicas para checar suas metas e se planejar

em quinta-feira, 1 de agosto de 2019


Já estamos há 5 meses do final do ano, e como está o andamento dos seus planejamentos para 2019? Quando penso na minha listinha… não sei se isso acontece com você, mas me dá um frio na barriga e fico pensando, será que vou conseguir atingir minhas metas e o que estou fazendo para alcançá-las? Isso parece um pouco assustador, mas acredito que seja um estímulo para estar mais concentrada naquilo que quero.

Somos cheias de metas ao longo do dia: ‘Vou tomar café’; ‘Vou almoçar’; ‘Vou assistir só mais um episódio da minha série’; e por aí vai. Mudamos e cumprimos as metas a cada instante e tudo isso vai depender somente de nossas escolhas ou prioridades. Mas, muito do que planejamos fazer, ás vezes fica só no plano e a ação fica para… hum, quem sabe ano que vem.

E aí vamos vivendo assim, tentando e às vezes inconscientemente alcançar metas que nem sabemos que tínhamos e quando elas não são atingidas, nos sentimos frustradas e incapazes. A gente nem percebe, mas é bem assim que as coisas acontecem. Já rolou tanta coisa que eu nem sei explicar e ao mesmo tempo, ainda tem um tempão pra fazer mais um montão de coisas e é nisso que vou colocar as minhas energias. É muito fácil a gente se entregar à negatividade do mundo e das circunstâncias.

Fraquejar, faz parte do processo, mas essa não pode ser a sua meta, você tem que acreditar que pode realizar, afinal, se eu quero que o mundo mude, eu preciso mudar primeiro. E se você acredita fielmente que ao fazer tal coisa vai dar errado e acaba fazendo mesmo assim, porque não inverter essa força e acreditar que pode e que conseguirá fazer dar certo? Use a sua força para o bem! Nesse post vou ajudar você e eu com 7 dicas para tirar seus planejamentos/resoluções do Ano Novo/metas do papel e colocá-los em prática.

1. Defina ou reveja suas metas
Faça uma reflexão para não se esquecer de nada, assim você vai ter a noção exata do que almeja, para planejar como alcançar tudo aquilo que deseja. Anote tudo no seu planner. Só não se sabote estabelecendo metas absurdas que não serão cumpridas. Em cada meta defina as tarefas/meios necessários para alcançar o objetivo, quando pretende iniciar cada uma e procure conciliar as atividades dedicando algumas horas para isso.

2. Mantenha o foco
É muito comum começar a realizar alguma atividade/meta e com um piscar de olhos, você já se vê mexendo no celular e começando a procrastinar… Reserve um tempo só seu em um lugar bem confortável se possível, longe das tecnologias e concentre-se para fazer o seu melhor. Se livre dos excessos para encontrar o seu eixo. Priorize sua vida e o que a engloba, afinal, você também é importante.

3. Pequenos passos para grandes conquistas
O mais importante é dar o primeiro/pequeno passo, que é dedicação e força de vontade o que nem sempre temos. Por exemplo, ao invés de escrever “quero ter uma alimentação saudável”, (o pequeno passo é) escrever “comer no mínimo uma fruta por dia”. Quando comecei a planejar dessa maneira, percebi que o meu foco ficou menor, mas de certa forma por etapas vou conseguindo alcançar o objetivo e quando o realizo, me sinto mais confiante e até orgulhosa. A medida que sua meta for se tornando hábito não existirá dificuldade ao cumpri-la. Pode parecer pequeno, mas se cumprido, será um grande benefício próprio. Afinal, tudo tem um passo a passo para acontecer 😉

4. Não tenha medo de errar
Às vezes a gente fica pensando tanto lá na frente que acaba se esquecendo de concentrar no que dá pra fazer agora. E o medo de errar, de não conseguir… ficam ecoando em nossa cabeça e acabamos deixando nossas ações em suspenso. Algo que deve ser sempre lembrado é que errar faz parte do processo e do aprendizado, por isso, não tenha medo de errar ao traçar e realizar seus objetivos. Mude o foco e concentre-se no que poderá fazer para mudar o resultado do que deu errado e lembre-se, de que não existem coisas impossíveis, você só precisa trabalhar duro para fazer dar certo. Se você pensa em alcançar algo, comece hoje. Tenha sempre em mente que você fará da melhor maneira possível, sempre dê o melhor de si em tudo que fizer.

6. No secreto
As pessoas fizeram do seu mundo uma grande bolha de contar tudo o que que está tá fazendo o tempo inteiro, o que não é novidade, mas isso não significa que você precisa fazer o mesmo, parece óbvio, mas não é. Foque a sua energia nas coisas que dependem exclusivamente de você e lembre-se que nem tudo necessita de muitas visualizações ou um curti de alguém, faça para si mesmo e para se sentir melhor consigo e com aqueles que realmente vale a pena compartilhar.

7. Não se esqueça de ser feliz
A medida que conquistamos cada degrau de nossos objetivos, somos evolvidos por sentimentos que geram uma mudança interna também. Por mais que pareçam difíceis ou não temos em nós esse orgulho de trabalho bem feito e uma grande satisfação. Inclua qualquer outra coisa boa que vai te ajudar a sair ou dar um gás na rotina. Como sugestão, acrescente um esporte, pois essa prática vai fazer o seu corpo liberar endorfina, o que proporcionará a sensação de bem-estar, esse é uma das metas que breve irei alcançar e espero manter kkkk. Afinal, ser feliz e sentir-se bem devem estar no topo de todas de nossas metas, não é mesmo?

Daí você pode pensar assim, mas porque devo ter todo esse trabalho de ter metas e cumpri-las se ninguém valoriza nada disso, pra quê vou fazer isso, então? Porque se você não buscar desenvolver suas habilidades, você não estará estagnado, mas estará regredindo e tudo que fez até chegar no ponto em que está, será perdido e aí sim será perca de tempo tudo o que fez. Devemos sempre estar em constante transformação e o principal, busque a direção em Deus, pois Ele mesmo falou em sua escritura em Lucas 12: 27-28: “Olhem os lírios do campo, que não trabalham nem tecem, e, contudo, nem Salomão em toda a sua glória se vestiu tão bem como eles. E se Deus veste as flores, que hoje se abrem e amanhã desaparecem, não acham que dará o necessário também a vocês, homens fracos na fé?” Peça sabedoria à Deus, Ele te ajudará, mas você também deve fazer sua parte.

E então, qual é a sua meta hoje? É se sentir mal consigo mesma? Se sentir sozinha, triste ou abandonada? É achar que nada do que você faz é útil? É ter um dia bom? É se irritar? É brigar com o seu namorado? A questão é o seguinte, se cair, tudo bem, faz parte, levanta e se realinhe. Uma hora, vai dar certo, persista. Afinal, “Ex nihilo nihil fit” (nada vem do nada).

Espero que essas 7 dicas possam te ajudar, fiz elas baseadas em minhas experiências de erros e acertos, então posso dizer que se você se empenhar e se priorizar, acredito que coisas boas acontecerão em sua vida.

xoxoxo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Topo